sexta-feira, 1 de março de 2013

Conselheiros tutelares e de direito participam de formação promovida pela SCJ



A Gerência de Fortalecimento e Articulação dos Conselhos Tutelares e de Direitos da Secretaria da Criança e da Juventude promoveu a primeira capacitação deste ano de Conselheiros Tutelares para o uso do Sistema de Informação para a Infância e Juventude – SIPIA CT Web.

As aulas ocorreram no Laboratório de Ensino a Distância Dosa Monteiro, na Fundação Joaquim  Joaquim Nabuco, entre os dias 26 e 28 de fevereiro. Nessa primeira etapa participaram da formação, conselheiros tutelares dos municípios de Ferreiros, Buenos Aires e Vitória de Santo Antão. A formação contou com o trabalho das facilitadoras Ana Paula Melo e Tereza Neuma, da Gerência de Fortalecimento da SCJ.

O conselheiro Valmir Galdino destacou
as vantagens do SIPIA Web 
Conselheiro reeleito do município de Ferreiros,  Mata Norte do estado, Valmir Galdino destaca as vantagens do uso do SIPIA Web para fortalecer as ações de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes na cidade. “O sistema nos permite enviar os documentos e ainda formar um banco de dados sobre as ocorrências”, comentou.

Há uma programação de capacitações para 2013. No entanto, os conselheiros tutelares que tenham interesse em ser capacitados podem entrar em contato com a Gerência de Fortalecimento e Articulação dos Conselhos Tutelares e de Direitos, através do telefone 3183-0703. É necessário que o conselheiro esteja com mandato ativo e que a sede do conselho tutelar possua computador com velocidade mínima de acesso a internet de 300Kbps.

Participaram desta etapa da formação
conselheiros de três municípios
O SIPIA CT Web consiste em uma ferramenta para o registro e encaminhamentos de denúncias das violações dos direitos de crianças e adolescentes recebidas pelos conselhos tutelares. Seu uso regular possibilita a criação de um banco de dados que permite a elaboração de diagnósticos e torna-se uma importante ferramenta para a formulação de políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.


Em 2012 foram capacitados 124 conselheiros tutelares de 26 municípios pernambucanos. Como mecanismo de incentivo e fortalecimento da atuação dos Conselhos Tutelares, o Governo do Estado de Pernambuco repassou, entre 2010 e 2011, 204 kits de informática (computador, impressora e estabilizador) com a finalidade de uso para alimentação do SIPIA CT Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário